Nutrição e Criatividade: refletindo sobre o que comemos e criamos

Nutrição e Criatividade

Nutrição e criatividade andam de mãos dadas. Afinal, comer é tão bom, não é mesmo? Não só comer, mas falar sobre comida, prepará-la, chamar a família para um almoço… Tudo isso é tão delicioso quanto um prato bem servido. 

No Episódio 22 do Inspiradas Podcast, em um papo que nos deixou cheias de fome, conversamos com a Larissa Welc, essa simpática e divertida futura nutricionista.

Bora conferir os insights da nossa conversa? Vamos lá!

Nutrição, a base da vida

A Larissa usou essa frase para começar a explicação dela sobre o que é a nutrição. E faz muito sentido, já que é por meio da transferência de energia que absorvemos dos alimentos que temos os recursos para nos mantermos vivos e bem.

Os estudos sobre nutrição analisam os meios como o corpo assimila os alimentos. Ao montar um plano de nutrição para alguém, é preciso alinhar os nutrientes que aquela pessoa precisa em seu caso específico com os alimentos que irão fornecê-los.

É aí que surge o elo com a criatividade.

Nutrição e Criatividade

Resolver as questões de nutrição não tem receita de bolo (badtums). É preciso criatividade tanto para atender demandas específicas de cada um como os seus gostos pessoais.

Por exemplo, a dieta de uma pessoa que é atleta de alta performance vai ser bem diferente daquela que faz exercícios mais brandos ou tem uma vida mais sedentária.

Para ambos os casos, é preciso analisar o que entra e o que não entra no cardápio e criar soluções que não deixem a rotina alimentar monótona.

Outra parte da nutrição que é toda baseada em criatividade é a hora de cozinhar. É ali que é preciso encontrar o ratinho Remy de Ratatouille que habita em você e misturar sabores e aromas para criar receitas deliciosas e saudáveis.

Remy de Ratatouille sendo criativo e nutritivo

A reeducação alimentar

Como falamos, a nutrição é o que nos ajuda a estarmos vivos e bem. Para isso, precisamos construir uma relação consciente com a alimentação. Tratamos sobre isso no podcast quando falamos sobre reeducação alimentar.

Esse processo é muito importante em algumas fases da vida, especialmente quando começamos a nos perceber melhor e desenvolver o autoconhecimento. Então, cuide bem de quem você será no futuro: comer bem é um investimento que vale a pena a longo prazo.

Seja uma velha funcional

A Lari compartilhou um pouco de sua história nesse sentido. Ela conta que quando era criança, ela passava mal com frequência por causa de seus hábitos alimentares.

Ainda que ela tratasse isso com remédios e as dores passassem no momento, não havia clareza para ela e seus pais de que o problema estava na forma de se alimentar.

A relação da Lari com a comida começou a mudar quando conheceu o seu marido, o Chris. Ele já vinha há muito tempo desenvolvendo uma consciência mais clara sobre alimentação e foi assim que ajudou a Larissa a mudar sua relação com a comida também. 

A partir daí, ela conseguiu entender o  motivo pelo qual ela precisava dessa reeducação. Por isso, ainda que não tenha sido imediato, o processo se tornou mais fluido. Entender o propósito de nossas ações é o primeiro passo em muitas áreas da nossa vida.

Leia também: Por que falar de criatividade e propósito? 

Relações pessoais e culturais com a alimentação

Os alimentos e o ato de comer é algo que carrega muito significado. Não é à toa que uma das características mais marcantes de uma cultura são seus alimentos típicos, que refletem as relações sociais e os produtos que a região produz.

Quando pensamos sobre isso, fica claro que a nossa conexão pessoal com os alimentos também reflete a nossa ligação com as pessoas.

A Andréia, nossa co-host, comentou algo sobre isso no episódio:

“Nutrição é um elo de ligação com as pessoas em momentos agradáveis.”

Andréia Damaceno

Além disso, nossa convidada também destacou que somado aos fatores culturais, a alimentação é 100% ligada às emoções. A nutrição caminha de mãos dadas com a psicologia, buscando desenvolver formas de resignificarmos a nossa relação com os alimentos.

Nutrição e Criatividade: ouça o episódio completo!

Curtiu os insights desse papo tão gostoso? Então não deixe de conferir o episódio completo!

Ouça aqui o Episódio “Nutrição e Criatividade” do Inspiradas Podcast