Acessibilidade e Criatividade: abrindo portas para novas ideias

Facilitar o acesso a alguma coisa exige explorar ideias e mais ideias. Por isso é tão importante conjugar esses dois conceitos: acessibilidade e criatividade.

Esse foi o tema do Episódio 26 do InsPiradas Podcast, com a participação da queridíssima Fernanda Domingues, mestre em Design de Sistemas de Informação pela UFPR.

Em sua dissertação, a Fer explorou alternativas de acessibilidade para provas do ENEM aplicadas a candidatos cegos.

Foi um papo muito inspirado! Confira os insights a seguir.

Entendendo a acessibilidade

Mais do que uma temática em voga, a acessibilidade é um caminho para abranger cada vez mais pessoas em diferentes cenários.

Esse conceito pode ser entendido como a busca por meios de promover e ampliar o alcance à informação, locomoção, segurança, autonomia e muitos outros aspectos que possam ter alguma dificuldade de serem acessados.

A Fer comentou na nossa conversa sobre a abordagem de acessibilidade da Microsoft, que tem conceitos e aplicações muito interessantes, vale a pena conferir.

Tipos de barreiras ao acesso

Muitas barreiras bloqueiam ou atrapalham o acesso de pessoas a conteúdos, lugares, oportunidades de trabalho e muitas outras questões. Isso pode acontecer em condições permanentes, temporárias e situacionais.

Por exemplo: um armário com portas difíceis de abrir pode ser um problema de acessibilidade tanto para uma pessoa sem um braço (permanente), como para alguém com o braço engessado (temporário) e ou com um bebê no colo (situacional).

Ou seja, promover acesso não contempla apenas pessoas que têm condições específicas permanentes, mas também situações às quais todos nós estamos expostos a viver ao longo da vida.

Isso nos permite perceber que promover soluções de acessibilidade pode contemplar muito mais pessoas do que apenas aquelas que têm uma situação permanente de dificuldade de acesso.

Contudo, nem sempre essas barreiras são facilmente percebidas. Por isso é tão importante refletir e tomar atitudes eficazes em relação à acessibilidade.

Reflexões sobre acessibilidade e criatividade

Quando falamos sobre criar projetos e soluções criativas, é sempre bem-vinda aquela pitadinha de desafio.

Incluir o aspecto de acessibilidade pode ser esse algo a mais que traz motivação para girar a chave da criatividade. Pensar em cenários que geram dificuldade e em como transpor essas barreiras de acesso permite desenvolver muitas ideias.

Ao falarmos sobre como é possível reconhecer a criatividade na acessibilidade, um dos pontos que destacamos na conversa é a visão distorcida que as pessoas têm sobre o assunto.

Muitas vezes, é disseminado que “projetar algo acessível é mais difícil”. Sobre isso, a Fer comentou:

Não é sobre dificultar projetos ou tornar o mundo específico para cada tipo de limitação, mas sim pensar em um mundo que possa receber toda essa galera, para todos conviverem no mesmo lugar.

Fernanda Domingues

Criando com acessibilidade

Outro ponto nesse sentido é que, para que algo se torne acessível, nem sempre é preciso recriar do início, como muito se pensa. É possível transformar um lugar, um objeto ou um conteúdo fazendo pequenas mudançass e/ou adaptações.

Um exemplo que a Fer deu foi o de um colega de trabalho dela, que era cego e utilizava bengala para se locomover com segurança. Como ele já estava bem habituado ao espaço do escritório, conseguia ir ao banheiro sem a bengala, mas não tinha onde apoiá-la em seu posto de trabalho.

Essa situação foi resolvida de uma forma muito simples: o pessoal do escritório criou uma peça de apoio que foi acoplada à mesa do colega. Esse pequeno detalhe melhorou o dia a dia dessa pessoa e não gerou grandes dificuldades para sua resolução.

Mas as tecnologias assistivas?

Conversamos também um pouco sobre a inserção de tecnologias assistivas que podem facilitar a vida das pessoas. Alguns exemplos seriam o Google Glass, que pode identificar obstáculos e avisar uma pessoa cega, ou até mesmo uma máquina de escrever em braille.

Contudo, o ponto chave que discutimos em relação a isso foi: Será que essas tecnologias devem ser consideradas a solução máxima para os problemas de acessibilidade? Afinal, quanto custa ter acesso a isso?

Nosso ponto-chave da conversa foi a democratização. Certas tecnologias, por mais brilhantes que sejam, podem acabar criando barreiras financeiras e de conhecimento técnico ainda maiores do que as anteriores.

O simples às vezes é transformador para uma pessoa com deficiência.

Fernanda Domingues

Acessibilidade e Criatividade: confira mais conteúdos

Curtiu o assunto e quer saber mais? Acesso o episódio completo, confira o making of e mais insights no nosso Instagram @inspiradaspodcast.