Inteligência artificial e criatividade: amigas ou rivais?

Inteligência artificial e Criatividade

As famosas IAs já não é mais coisa de filme de ficção científica faz tempo. Mas será que esses sistemas são aliados ou vilões quando juntamos inteligência artificial e criatividade? 
Falamos sobre isso no episódio 28 do InsPiradas Podcast. Nesse papo com o professor Álvaro Cantieri, doutor em robótica e especialista no assunto de IA, exploramos esse cenário cheio de possibilidades.

Afinal, o que Inteligência Artificial tem a ver com criatividade?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada em diversos setores, incluindo o da criação.

Uma das formas mais comuns de IA aplicada à criatividade é a geração automática de conteúdo. Algoritmos de IA podem ser treinados para produzir textos, imagens, vídeos e músicas, por exemplo. 

A  base desses conteúdos gerados são padrões identificados em um conjunto de dados, o que pode ajudar a acelerar o processo de criação e gerar novas ideias.

Outra forma de aplicação da IA é na análise de dados. Ao coletar e analisar grandes quantidades de informações, a IA pode ajudar a identificar tendências, padrões e preferências que podem ser úteis para a criação de produtos e serviços.

Isso pode ajudar a guiar decisões criativas, permitindo que os criadores se concentrem nas áreas que têm maior probabilidade de sucesso.

Processos criativos usando IAs

O professor Álvaro apresenta uma visão positiva sobre a relação entre criatividade e as IAs.

Em seu ponto de vista, um dos benefícios da interação com as IAs é a agilidade, pensando que os criadores vão passar menos tempo realizando atividades mais mecânicas (como busca de referências) e mais tempo arquitetando.   

Com o auxílio das IAs, seremos arquitetos, instrutores, como naquela cena do Homem de Ferro em que ele vai dando as direções e o Jarvis executa.

Prof. Álvaro Cantieri

Além disso, Cantireri destaca a importância do ensino sobre comunicação para preparar as pessoas para interagir com as IAs. 

Ao invés de saber programar, as pessoas vão precisar aprender a explicar detalhadamente as instruções para que as IAs entreguem soluções realmente úteis.

Barreiras da Inteligência Artificial para a criatividade

No entanto, há também barreiras que a IA pode criar para os processos criativos. Uma delas é a limitação da diversidade de perspectivas

Algoritmos de IA são treinados com base em dados existentes, o que significa que podem reproduzir vieses e preconceitos existentes no conjunto de dados. Isso pode limitar a criatividade, restringindo a variedade de perspectivas consideradas em um projeto.

Por isso, a análise humana é indispensável, pois os sistemas não têm (ainda pelo menos) percepção ética, moral e que permita uma ampliação de perspectivas que ainda não tenham sido inseridas em seu banco de dados.

Outra barreira pode ser a falta de emoção e intuição que a IA pode apresentar. Embora a Inteligência Artificial possa ajudar a identificar padrões e oferecer sugestões, ela ainda carece da compreensão e da capacidade de gerar sentimentos que os seres humanos têm. Isso pode limitar a capacidade da IA criar uma arte que toque o coração das pessoas.

Em resumo, a melhor maneira de aproveitar ao máximo essa tecnologia na criação é combiná-la com o talento e a habilidade humanos, permitindo que a criatividade floresça com a ajuda da tecnologia.

Confira também: Bloqueios criativos e a Terapia do Esquema

Você consumiria conteúdos produzidos por Inteligência artificial?

Bom, não sei qual foi a sua resposta. Mas independente de como você se sente sobre isso, te digo que você já está consumindo conteúdos assim.

A propósito, todo trecho escrito em azul neste artigo foi gerado no Chat GPT, com algumas poucas adaptações.

O comando usado para gerar o conteúdo foi “Criar texto para blog sobre Inteligência artificial e criatividade. Como a Inteligência artificial pode contribuir com os processos criativos e como pode criar barreiras também”. 

Se quiser testar lá, copie e cole esse comando e veja outra opção de texto para a parte azul desse post. 🤣

Falcatrua ou aplicação prática do tema? Você decide.
Para mais discussões não geradas automaticamente, ouça o episódio completo sobre Inteligência Artificial e Criatividade. Até mais 😉