Criatividade para a Inovação: como potencializar nosso ser criativo?

No episódio 29 do Inspiradas Podcast, tivemos a presença do Rodrigo de Barros, especialista em Criatividade para Inovação com foco nas organizações. Seu objetivo é trazer as pessoas para um entendimento da inovação com elementos que geralmente não são muito utilizados.

A inovação é um dos meios de criar novas alternativas para a maioria (senão todas) as áreas do saber. 

Por meio dela, modificamos estruturas e pensamentos e geramos transformações que influenciam diretamente na melhora da qualidade de vida, nas profissões, na política, em processos e nas mais distintas vertentes e locais.

E a Criatividade, é claro, está conectada diretamente com a Inovação. De maneira que uma potencializa a outra. 

Vejamos mais alguns insights desse papo cheio de inovação.

Criatividade para inovação

Um dos projetos em que Rodrigo está envolvido é a Teia Criativa, em que a proposta mostra como a espiritualidade, o sentir e o saber são necessários para otimizar a criatividade já existente em nós com bases sólidas e sustentáveis, focadas na inovação.

Em sua trajetória e pela experiência adquirida, Rodrigo ressalta a importância de alguns elementos para agir criativamente com foco na inovação, especialmente quando se trata do contexto das organizações. 

Um desses elementos é a confiança criativa, uma vez que ela é quem nos faz resgatar a criatividade em nós e potencializa nossas ações. 

Aqui no blog e em nossos episódios, nós já ressaltamos diversas vezes a importância de ter essa característica. 

No entanto, nós sabemos que não é tão simples. Existem algumas dificuldades em se manter criativo. É mais fácil minar a criatividade e duvidar do nosso potencial do que estimular e ter mais autoconfiança criativa.

Criatividade nas organizações

Uma parte interessante da nossa discussão abrangeu como a criatividade pode ser minada dentro das empresas. Seja pelo ambiente como pelos gestores, alguns exemplos são o medo, a desmotivação, a frustração e muita pressão.

Esses são fatores que dificultam, e muito, o desenvolvimento da criatividade e o potencial inovador. 

Como o próprio Rodrigo destaca:

“A criatividade e a inovação são esgotadas devido a intensa pressão e falta de liberdade criativa e de desenvolvimento de processos.”

Psicologia da criatividade

Também abordamos os estudos da psicologia da criatividade, onde nosso convidado nos lembrou os fatores que contribuem diretamente para aumentar seu potencial ou não.

Assim, existem 4 P’s da criatividade que são base para modelos, métodos, técnicas e abordagens:

  • Produto criativo
  • Pessoas
  • Processo criativo
  • Pressão

Aproveitamos também para sugerir a inserção de um quinto P, o da procrastinação. Uma vez que com a cobrança de alta produtividade dos tempos atuais, o tempo de ócio tem sua necessidade mascarada e descartada como ineficiente. 

Inovação, criatividade e inteligência artificial

Entre tantos assuntos, não poderíamos deixar de questionar sobre a inteligência artificial em relação à inovação e a criatividade. 

E nosso convidado fez questão de ressaltar que enquanto a IA não puder sentir, será infinitamente inferior a nós.

Ou seja, não temas! Ainda há espaço para nós nessa imensidão criativa.

Bom, eu vou encerrar por aqui, senão eu conto tudo e você não vai lá ouvir o episódio 29, mas eu posso garantir que está imperdível e com um momento se inspira e se vira divertido. Confere lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *