Engenharia Civil e a Criatividade como transformação social

A Engenharia Civil e a Criatividade são aliadas no desenvolvimento de espaços e processos. Desde a gestão até a execução, essas duas ciências são de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade.

No episódio 27 do InsPiradas Podcast, tivemos a presença da Geovana Ojczenasz, Engenheira Civil que trabalha no departamento de Patrimônio do Estado do Paraná.

Confira um pouco desse bate papo criativo sobre a como a Criatividade é essencial para a Engenharia Civil.

Engenharia Civil e a Criatividade

Primeiro, é preciso entender o que é a Engenharia Civil. A nossa querida convidada nos explicou que essa profissão compreende projetos e execução de obras de infraestruturas e estruturas, como por exemplo: barragens, edifícios, obras de saneamento e muitos outros.

Então, muito mais do que cálculos, a engenharia foi criada para melhorar a vida das pessoas. De forma que traz soluções para problemas simples e complexos, onde a criatividade está diretamente conectada com a rotina de um engenheiro.

Ao adaptar espaços e ambientes ao ser humano de forma inteligente com base em normas técnicas, a engenharia propõe soluções que influenciam a todos. Por isso, a criatividade é fundamental para atender as necessidades do maior número de pessoas possível. 

Outro ponto muito interessante que foi discutido, é que atualmente a Geovana está desenvolvendo um trabalho junto ao estado para melhorias na gestão patrimonial de imóveis. Isso mostra tanto a versatilidade da engenharia como o grande espaço para exercer e desenvolver a criatividade.

Mitos da Engenharia Civil

Como sempre, gostamos de quebrar narrativas equivocadas que se perpetuaram ao longo dos anos. Então nada mais justo do que também sabermos quais são os mitos que estão por trás da Engenharia Civil. 

Um dos exemplos citados pela Geovana, é que apesar da Engenharia Civil e Arquitetura serem próximos e por vezes atuarem lado a lado, são profissões diferentes. 

Outro mito vigente é que: os engenheiros somente trabalham com cálculos e edificações. O que é uma grande mentira, visto que estudam administração, gestão, empreendedorismo, geotecnia, direito e outras bases de conhecimento que abrem um leque de possibilidades, permitindo que desenvolvam trabalhos até com a dessalinização do mar, por exemplo.

“Tem muitas coisas que podem ser feitas, se eu quero criar algo e vou usar todo meu conhecimento técnico para fazer acontecer.” (Geovana Ojczenasz)

Insights InsPiradas Podcast

Um dos insights que tivemos nesse episódio, é que momentos de relaxamento e hobby influenciam diretamente na criatividade.

Esses momentos são muito importantes. Isso porque promovem um desbloqueio quando estamos estressados ou quando somos de certa forma pressionados a desenvolver alguma solução com urgência.

Uma das válvulas de escape para nossa convidada é justamente a Música. Através da sua paixão pelo piano, ela encontra um espaço de tranquilidade e relaxamento que a ajuda a retomar sua criatividade. 

Outra conclusão interessante é que a música também é influenciada pela engenharia. Tanto no desenvolvimento dos instrumentos como na construção de teatros e capelas que necessitam de uma boa propagação do som e espaços com uma acústica otimizada.

Se inspira e se vira

No quadro final a criatividade rolou solta, desde construções na lua à mudança de gravidade na terra. 

Ao final a Geovana nos inspirou com essa conclusão linda:

 “A Criatividade e a Engenharia Civil são ponto de partida para a construção de um mundo melhor.”

E você, o que acha?

Ouça esse e outros episódios completos disponíveis em diversas plataformas em: InsPiradas Podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *