Qual a relação entre a natação e criatividade

As conexões entre criatividade e natação nem sempre ficam evidentes, mas elas se relacionam em diversos momentos.

Usar processos criativos aplicados no ensino, na prática e até na abordagem fazem a diferença para criar um vínculo entre as pessoas e esse esporte desafiador. 

No episódio 21 do Inspiradas Podcast falamos sobre criatividade, natação e como podemos ser mais criativos. Confira os insights a seguir.

História da natação

Para contextualizar a discussão, a nossa convidada Thais Vargas contou um pouco sobre a história desse esporte.

Onde pode-se concluir que a natação veio a partir de uma relação do homem com a água lá no período rupestre. Essa relação se dava tanto para caçar como para se defender.

Dessa forma, demorou um tempo para que essa prática passasse a ser denominada natação. Ocorrendo apenas quando o homem começou a praticar como forma de cuidado com o corpo e até em batalhas.

Um grande marco histórico que ajudou a fixar a natação como um esporte foi quando a primeira travessia do Canal da Mancha foi realizada. Isso trouxe visibilidade para o esporte e o tornou um pouco mais popular.

Natação e criatividade

Bom, mas onde a criatividade entra nessa conversa toda de natação?

Como a própria Thais ressalta: A criatividade está envolvida na solução de um problema. No contexto da natação, está principalmente no ensino e em como se relacionar com os alunos.

A natação possui diversas facetas. Além de ser um esporte competitivo, uma questão de sobrevivência aquática ou uma atividade para manter a saúde, é considerada também como uma forma de desenvolvimento humano.

Portanto é preciso transformar essa atividade em um momento de prazer para os alunos, em especial quando é preciso executar exercícios que eles não gostam. Isso porque, no caso da nossa querida Curitiba, é uma modalidade cara e espanta os alunos nos dias de frio.

É essencial ter uma abordagem criativa com os alunos para manter suas expectativas em praticar o esporte. Como por exemplo, ao fazer alunos avançados se desenvolverem ainda mais ou alunos com traumas aquáticos buscarem enfrentar seus medos.

Por isso, uma das estratégias da Thais é desenvolver aulas temáticas e personalizadas com o auxílio de materiais pedagógicos que atraiam os alunos e que, sem perceber, os façam superar seus entraves.

A criatividade em você

O nosso quadro a criatividade em você é a nossa forma de fazer o convidado mostrar para nossa querida audiência que a criatividade está presente na vida dele. 

E como em todo episódio, questionamos nossa convidada que trouxe uma resposta muito bacana.

Para Thaís, sua criatividade aflora quando ela precisa ajudar seus alunos a realizar uma atividades que não gostam de fazer. 

De forma estratégica, ela cria exercícios e dinâmicas que os levem a realizar as práticas de forma indireta, sem que percebam que estão realizando uma coisa de que não gostam. Assim alcançam seus objetivos de uma forma mais agradável.

Ainda assim, nem sempre ela é bem sucedida em suas formas de estimular o aluno, mas o importante é voltar para casa, rever o que deu errado, analisar e criar uma nova solução. Afinal:

“Todo mundo tem capacidade, todo mundo é criativo, só tem que estar disposto a errar.”

(Thaís Vargas)

Insights de Natação e Criatividade

O aprendizado da natação é feito de pequenas conquistas. Muitas vezes não percebemos esse passo a passo diários e só notamos o resultado final. 

E com a criatividade não é diferente. Ela é feita de muitas tentativas e erros, é preciso persistir e não ter medo de errar até acertar.

É baseado em referências, estudos, leitura, troca de experiências com outros profissionais e muitas outras possibilidades que mantêm a criatividade ativa e pronta para trazer as melhores resoluções para nosso dia a dia.

Portanto, busque sempre estimular a sua criatividade. Seja lendo, vendo filmes, batendo papos e até compartilhando memes. O importante é não deixar de incentivar seu lado criativo.

E aí? Quer saber o que mais conversamos nesse episódio? Então confere aqui:  InsPiradas Podcast | Episódio 21