Como mulheres criativas influenciam na ciência e no desenvolvimento de novas tecnologias.
Fala galera, tudo certo? Já faz um tempo que nós queremos encher esse blog com conteúdos brilhantes sobre criatividade. Como estamos começando a fazer isso em Março, mês da Mulher, nada mais justo que homenagear essas divas maravilhosas que transformam o mundo em um lugar melhor com a sua criatividade! Vem comigo e confere o primeiro post da nossa série “Mulheres Criativas”!
Hoje vamos falar sobre a Dr. Michelle Khine, pesquisadora da área de nanotecnologia. Ela trabalha criando circuitos e dispositivos eletrônicos bem pequeninhos. Como você pode imaginar, para trabalhar em uma escala menor, a pesquisa da Dr. Khine envolve equipamentos caros e específicos.
Michelle Khine: ciência, criatividade e nostalgia
Anos atrás, ela se viu no desespero de não ter ferramentas e recursos para continuar seu trabalho. O laboratório estava incompleto e ela não sabia o que fazer para não perder tudo aquilo que já havia construído.
Mas enquanto faltavam tantas coisas, outras Michelle tinha de sobra: criatividade, trabalho duro e perseverança. Buscando todas as alternativas possíveis para tentar solucionar seu problema, ela se lembrou de um brinquedo que tinha quando criança, chamado “shrinky dinks”.
Esse brinquedinho consistia em uma placa de um tipo de plástico onde você poderia desenhar livremente. Ao colocar a placa em um forno, ela encolhe, mantendo as proporções originais. Essa solução permitiu que Michelle e sua equipe trabalhassem nos dispositivos em uma escala maior e depois reduzissem para o tamanho nano. Isso fez a pesquisa dela decolar e alcançar o respeito da comunidade científica. Muito massa, né?
Michelle convida todos da área científica a explorar e desenvolver sua criatividade: “Eu acredito que a ciência é essencialmente criativa. Você precisa estar apto a descobrir algo que os outros ainda não descobriram. Para avançar na ciência, você precisa ser criativo. Se não, você vai acabar fazendo sempre as mesmas coisas que os outros já fizeram”. Arrasou, Mi!
Por causa de mulheres criativas como ela, é que se tem feito muitas descobertas e se produzido tecnologias inovadoras.
E aí? Quer dar um up na sua criatividade? Conheça nossos workshops criativos clicando aqui!
Fonte: Documentário “Como o cérebro cria – Dr. David Eagleman” – Disponível na @NetflixBrasil