O que aprontamos em 2019? Um TBT de emoções.

O caminho e a vida de empreendedoras apaixonadas pelo que fazem.

Deixar um emprego fixo ou outro tipo de estabilidade para construir a própria empresa é ao mesmo tempo audacioso e incerto. Incertezas do tipo: “Como será o meu negócio? Como vou conquistar clientes e atingir meus objetivos financeiros?” são coisas que nos deixam com medo de se aventurar nesta empreitada. Mas não foi movido por esses sentimentos que nos guiamos e sim pelos desafios e a vontade de contribuir para que pessoas e empresas brilhem.


O ano de 2019 foi mais do que desafiador, foi surpreendente. Passamos das dúvidas à conquista do que nem almejamos para um primeiro semestre de trabalho intenso. De branding à consultorias, workshops à parcerias, saímos da zona de conforto e aprendemos… aprendemos muito…ô se aprendemos.


E nada melhor do que falar sobre o nosso caminho, onde tudo começou até onde chegamos. Então vem com a gente nesse nosso TBT do aprendizado.

Ou vai ou vai

Há muito tempo tínhamos a ideia de construir uma empresa juntas, eu e a Isa. Mas como todo procrastinador nato, fomos deixando pra lá. Demos prioridade a outras coisas, que são muito importantes como: estudos, vida saudável, vida pessoal, vida familiar… Contudo chegamos no ponto do “ou é agora ou nunca mais”. 


Eu estava em um emprego fora da minha realidade profissional, não tinha reconhecimento e nem recebia bem (o que convenhamos, pesa muito em nossas decisões de forma geral). Assim, parei pra pensar: o que eu estou fazendo aqui, perdendo tempo da minha vida sem realizar e viver o meu sonho? Lá fui eu cutucar a minha partner in business e saber se ela ainda sonhava o nosso antigo sonho.


Então lá fomos nós, nos preparar para a mudança. Eu tive que me organizar financeiramente e ela terminar o mestrado. Correrias e mais correrias, medo batendo na porta o tempo todo. Porém, foi mais difícil nas hipóteses do que na prática. Não significa que foi fácil, mas é importante descobrir nosso potencial quando realmente queremos mudar nossa realidade e do que somos capazes para atingir o que desejamos.

Quando a água bate na bunda

Ah, mas então vocês super determinadas e escaldadas na vida profissional tiraram de letra com certeza!”Aham, Cláudia! Senta que lá vem a história…
Fazia quase 2 meses que eu tinha saído do meu emprego fixo. Ainda não tínhamos marca, planejamento, muito menos clientes. O que tínhamos eram somente algumas coisas juntas com a vontade. 

Até que um dia eu descobri um evento que aconteceria em São Paulo para reunir  empreendedores para trocarem suas experiências e melhor ainda, um dos músicos (sim isso mesmo) que mais aprecio estaria lá para dar uma palestra.O evento era em agosto e estávamos em junho. Eu tinha dinheiro para os próximos meses, mas não sabia o que seria da vida se eu gastasse sem a certeza do retorno.


Aí é que a água bateu na bunda, duas vezes. A primeira por ainda não termos previsão de retorno financeiro. A segunda (e pior), a nossa marca não estava pronta. Como iríamos conseguir clientes sem fazer primeiro o nosso dever de casa? Sem a nossa “cara” definida? 
Era a hora da verdade. Sentamos, planejamos, desenhamos, escrevemos e  finalizamos esta etapa. Não houve desespero, deu tudo certo. Era óbvio que deveríamos ter feito isso antes, mas nada como ter uma motivação extra para nos incentivar a terminar a tarefa.


Aqui vai a dica: planejamento é uma barra ouro. Todo mundo já ouviu a máxima do: esteja preparado quando a oportunidade bater na sua porta. E é verdade, mesmo com medo de não ter dinheiro, clientes e um material pronto, tivemos tempo para preparar o necessário e eu fui linda e plena pra São paulo com meus cartões e a coragem no bolso.

Aqui estamos!

Nosso primeiro cliente apareceu no início do mês de Agosto. Foi simples mas muito importante. Foi nosso pontapé inicial como empresa formada por duas mulheres sonhadoras e com muita vontade de transformar o mundo.
Saímos do nosso território confortável de criação atrás do computador ao atendimento pessoal e online. De designers à administradoras e contadoras. De espectadoras de eventos à empreendedoras palestrantes… E seguimos com nossos valores nos iluminando o tempo todo. 
Realizamos consultoria, criamos identidades visuais, produzimos conteúdo e provocamos a quem esteve a nossa volta a pensar de forma criativa. 
E aqui estamos! Buscando nos aperfeiçoar, driblando todos os dias a ansiedade da incerteza, mas com muitos sonhos por conquistar. Por isso é sempre bom lembrar o que move nosso sonho e ter sempre algo que nos motive para nos fortalecer diante das barreiras rumo a conquista dos nossos objetivos.

Quer saber o que mais temos feito? Acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais!