Por que falar de criatividade e propósito?
Criatividade e propósito? Ih, lá vem elas com papo motivacional…
Epa epa, pode parar por aí!
O tema de hoje foi escolhido com base em boas referências e experiências pessoais. Aposto que de alguma maneira vai te ajudar.
Muito se fala em buscar fazer aquilo que gosta, mas pouco se mostra que as coisas não são fáceis e que por diversas vezes você terá que ser criativo para conquistar o que sonha.
Veja, como sempre, batemos na tecla: a criatividade está em todo lugar.
Seja na hora de trabalhar como na hora de estudar ou se divertir. Estimular e tornar a criatividade parte do seu dia a dia, é uma ferramenta de grande suporte em busca do seu propósito.
Como assim, Andréia? O que você quer dizer com isso?
Bom, eu gosto de exemplos práticos, então vamos lá!
Como unir criatividade e propósito?
Por exemplo, no episódio 07 do nosso podcast, abordamos o tema bilinguismo. Algo que atualmente a maioria das pessoas busca realizar, que é o estudo de novas línguas, pode ter em sua prática de aprendizado formas criativas de otimizar e acelerar o processo.
O professor Plínio Toni, nosso entrevistado, conta como usa técnicas simples que o impulsionam de certa forma a aprender e praticar uma nova língua com mais objetividade e de maneira que ele se sinta satisfeito, a ponto de perceber a sua aplicação efetiva no dia a dia de trabalho.
Com isso, podemos perceber que utilizar a criatividade para aprender uma nova língua o permite chegar mais rápido ao propósito que ele tem de ser bilíngue.
Nessa mesma linha, podemos pensar também que momentos de restrição ou que te pegam de surpresa também são um ambiente fértil para criatividade.
A limitação encoraja a criatividade
Você já assistiu o filme “O menino que descobriu o vento”?
A história, baseada em fatos reais, retrata a busca de um menino que através de estudos e da observação do vento, consegue desenvolver uma usina eólica que traz água em meio à seca ao seu povoado.
Esse filme mostra como o propósito aliado à criatividade permite chegar a um grande objetivo.
Que fique claro que não estou romantizando a situação de miséria apresentada no filme e querendo dizer a velha máxima do “basta querer que você chega lá independente de onde você veio”, porque sei que as coisas não são bem assim.
Mas o que pretendo levantar com esse exemplo é que o menino já tinha em mente qual era o propósito da sua vida desde antes do problema se apresentar: transformar a sua realidade e a realidade da sua família através dos estudos.
Logo, ao se deparar com a situação de seca e, por consequência, da fome de sua família e vizinhos, coloca a criatividade em ação ao perceber como funciona a eletricidade da lanterna da bicicleta de um de seus professores.
William une o seu sonho de estudar com o propósito de transformar a vida dos que estão ao seu redor, aplicando a criatividade através da observação dos cenários que está inserido, de referências visuais e de livros, assim como o estudo de coisas que ele nem imaginava.
Ou seja, um cenário cheio de limitações físicas e de recursos, o permitiu usar a criatividade para chegar no seu propósito.
A incerteza é uma oportunidade criativa
Outro exemplo, é o pequeno documentário chamado Lemonade, onde profissionais da área de publicidade dão depoimentos sobre como se reencontrar de forma criativa após serem demitidos.
Afinal, como um momento difícil onde você se vê sem seu porto seguro profissional pode ser uma oportunidade de se reinventar?
No documentário os entrevistados mostram como uma situação de extrema incerteza e que para a maioria aconteceu de surpresa, os permitiu investir seu tempo de vida em um propósito. Se a maioria não tivesse sido demitida, não teriam buscado realizar profissionalmente aquilo que sonhavam.
Logo, como um dos entrevistados diz “você acha que tem tudo planejado, mas tudo pode mudar”.
O que fazer em uma situação dessas?
Eu te digo: pense criativamente!
Você me responde: COMO?
Criatividade como aliada
Bom, mais um clichê pode estar pintando por aqui, mas é importante fazer uma disrupção de comportamento.
Se antes de ser demitido ou ter qualquer tipo de planejamento interrompido, você via isso como um problema, passe a entender que essa situação agora é uma lousa em branco onde você pode começar algo novo e de um jeito mais realizador.
Assim como momentos de incerteza, a criatividade exige que você faça coisas interessantes, colocando sua energia em coisas que você gosta.
Podemos voltar lá no exemplo do início: se eu quero aprender alemão, porque eu não posso fazer isso enquanto eu assisto um filme ou jogo videogame? O importante é manter o foco nos objetivos e estabelecer metas para que você não se perca.
Deixe que a criatividade te leve ao seu propósito!
Andréia dos Santos Damaceno
E não se esqueça, não há barreiras para a criatividade, muito menos certo e errado!
Lembre-se que tem muitas coisas que você gosta de fazer e deixou para trás na trajetória da sua vida, mas isso não significa que você não pode retornar a elas e quem sabe fazer dessas atividades um meio para chegar no seu propósito.