Naming: como criar um nome

O Naming é uma fase importante, se não a mais importante no processo de construção de uma nova marca. Saber pesquisar, fazer análises e escolher um nome para uma empresa, produto ou serviço faz toda a diferença e influencia diretamente no sucesso daquilo que está sendo lançado.

Então, hoje eu vou te dar algumas ideias de como pensar, desenvolver e escolher um nome. Mas antes de criar vamos pensar em algumas coisas:

O que é naming e como começar a criar

A palavra Naming, do termo inglês “nomear”, é um processo de escolha e/ou desenvolvimento de um nome para uma marca, produto ou serviço. Através do nome, você se identifica, se apresenta, transmite ideias, se diferencia, se comunica, se torna reconhecido e cria uma conexão com as pessoas. 

Com isso, eu te proponho: Pare por um instante e pense em uma marca. Qual é a primeira que vem à sua cabeça?

No meu caso veio a Coca Cola, desde as propagandas antigas de Natal aos brindes que eu colecionava juntado as tampinhas quando era criança.  É difícil de se desvincular depois de tantas conexões e relacionamentos criados que trazem uma sensação tão boa para mim. 

Mas e como criar um nome que dá um quentinho no coração e ao mesmo tempo seja diferente, criativo e atinja o objetivo a que se propõe? 

É importante passar por algumas etapas antes de sair distribuindo nomes por aí. É preciso planejar, pesquisar e analisar, para depois partir para a criação. 

Portanto, pense quais são os objetivos do negócio, qual é o perfil do público e o que se pretende alcançar. Vejamos:

Público Alvo e persona

Primeiro, defina com maior precisão possível qual é o público que você quer atingir com esse nome. 

Lembrando que público alvo é uma definição mais ampla e genérica, ao passo que a persona traz detalhes mais específicos e que ajudam a encontrar o perfil do cliente ideal. 

Traçar o perfil do seu cliente em potencial ajuda pensar e elaborar um Naming que vá de encontro com os interesses dessas pessoas. Assim, também cabe fazer pesquisas e entrevistar usuários em potencial para aumentar as chances de alcançar seu público e ter sucesso com a sua marca.

Se é um novo computador, por exemplo, quem são os possíveis usuários? Quais são os hábitos dessas pessoas? Qual a sua faixa etária, seus fatores financeiros, seu modo de vida? Essas são algumas questões que ajudam a definir a sua persona.

Necessidades e objetivos

Com o perfil do seu público definido, outro fator de suma importância é pensar em quais são as necessidades da empresa ou do que se quer ofertar. 

Ou seja, quais são objetivos quer atingir com esse nome, que tipo de serviços e experiências quer proporcionar aos futuros usuários e quais soluções quer apresentar. 

Sabendo onde você quer chegar, fica mais fácil criar um nome que se diferencie e que mostre com objetividade o que ele representa.

Análise de concorrentes

Em todas as áreas, é primordial analisar os concorrentes. Assim você identifica pontos fortes e fracos e como a concorrência se diferencia.

Com essas análises você consegue  identificar pontos em que você pode melhorar serviços e utilizá-los como um item de diferenciação da sua marca. E o principal: ter um nome que se destaque.

Então, estude a concorrência! Afinal, não é legal lançar um nome igual ao de outros, ainda mais se for no mesmo mercado em que você atua ou quer atuar.

Soluções e ganhos

Por fim, pense nas soluções que você quer oferecer e quais ganhos pretende ter. 

Por exemplo, imagine uma marca que quer proporcionar auto estima, ser acessível monetariamente e manter uma conexão com a região a qual pertence. Essa marca precisa pensar em como seu nome vai atingir tudo isso.

E em se tratando dos ganhos para essa mesma empresa, se ela quer escalar e se tornar reconhecida em todo o país deve pensar em como desenvolver um nome que solucione essa possibilidade de expansão, ou seja, que seja abrangente e de fácil conexão com outras regiões. 

Unindo todos esses fatores, é mais fácil pensar e partir para a etapa de desenvolvimento e escolha do tipo de Naming. 

Tipos de Naming

Para começar a desenvolver um nome, é interessante pensar em que tipos de naming é possível trabalhar. Alguns exemplos são:

  1. Descritivo: é o nome que descreve qual é o produto ou serviço ofertado. Ex: Banco do Brasil, Mercado Livre.
  1. Experiência: que reforça a experiência que proporciona através do nome. Ex: Natura, Net, Globo Play.
  1. Inventados: criação baseada em formações fonéticas que tem sonoridades interessantes ou palavras que remetem a onomatopeias e outras formas. Ex: Blá, Zoom, ÖUS, Häagen-Dazs.
  1. Nomes Geográficos: refere-se diretamente ao local onde a empresa foi criada. Ex: Pernambucanas, Nokia (nome da cidade finlandesa onde foi criado).
  1. Nome do fundador: uso do nome da pessoa que criou a marca ou que é patrono da empresa. Ex: Magazine Luiza (Luiza Trajano), Calvin Klein, Beto Carrero, Fundação Getúlio Vargas.
  1. Compostos: junção de duas ou mais palavras na composição. Ex: Eletrobras (Eletricidade/Brasil), Petrobras (Petróleo/Brasil), Copel (Companhia Paranaense de Energia).
  1. Abreviação ou Sigla: contração de um nome longo ou uma expressão. Ex: HP (Hewlett-Packard), P&G (Procter & Gamble), SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
  1. Sugestivos: que sugere a ideia ou sensações que o produto quer passar. Ex: Antártica (cerveja gelada), Rappi (entrega rápida), Sempre Livre (sensação de liberdade), Sabão em Pó Brilhante (roupas muito limpas).

Tendo todas essas possibilidades em mãos, é mais fácil fazer um brainstorming amplo e gerar muitas alternativas. 

Como escolher o melhor Naming

Tá mas e agora? Gerei aqui mil alternativas (hummmm criadorzãoooo) mas não sei como escolher o melhor nome. O que eu faço?

Bom, vou dar as dicas que nós aqui no Estúdio Lúmina utilizamos para afunilar as alternativas.

Para facilitar o processo de escolha, colocamos todas as alternativas lado a lado em uma planilha. E para cada uma delas, fazemos uma série de perguntas classificatórias onde as elegemos aptas ou não para prosseguirem como uma alternativa.

Na hora de classificar, se pergunte por exemplo se o nome é fácil de entender e falar, se é impactante e fácil de memorizar assim como se é “expansível” em caso de uso em outras regiões ou países.

Outra etapa importante nesse momento, é também avaliar a disponibilidade do nome tanto em questões de domínio, como em perfis de redes sociais até mesmo para para ser registrada como marca. 

Alguns filtros de escolha são baseados em detalhes como significado da palavra, motivação afetiva e fuga de modismos e clichês.

Conclusão

Portanto, perceba que a construção de um nome é cheia de etapas e processos importantes, que ajudam a criar uma relação com os usuários e definir o posicionamento de uma marca.

Eu trouxe aqui um baú com algumas ideias, mas que pode ter muito mais coisas a se acrescentar. No entanto, esses detalhes gerais já dão uma boa ajuda para você que está em dificuldade para realizar essa tarefa primordial na criação.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre nossos processos criativos? 

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