Música e Criatividade com certeza andam juntas. Seja na hora de compor e estudar, ou até na concepção de novos negócios.
Essa foi uma das pautas do episódio 25 do Inspiradas Podcast, onde encerramos a segunda temporada com muita música e a presença do Músico e especialista em guitarra e tecnologia Eric Paulussi.
O que é criatividade
Nas nossas entrevistas costumamos perguntar aos nossos convidados o que eles entendem por criatividade. Isso porque é uma forma de mostrar como pessoas fora do nosso contexto podem mostrar outras visões sobre como a criatividade está presente em suas vidas e profissões.
Gostamos de fazer isso pois é uma forma de mostrar que a criatividade está em todos todos os lugares e é acessível a todos nós.
Assim, nesse episódio, nosso convidado nos levou a pensar na criatividade como uma ferramenta que todos têm em si e TODOS podem utilizá-la. O mais importante para isso acontecer é buscar o autoconhecimento.
“A Criatividade é a MAIOR expressão do seu subconsciente que pode existir, é a definição do que se é.” (Eric Paulussi)
Música também é negócio
Por vezes a música pode ser configurada como hobby e estar mais atrelado à paixão pela arte. No entanto, muitos não enxergam que ela pode ser um trabalho como tantos outros.
Algumas das explanações que tivemos, foi justamente sobre como a criatividade pode ser um elemento chave para desenvolver negócios dentro da música, de maneira que não se fique limitado a apenas tocar um instrumento, mas fazer a união entre música e profissão.
Usando a criatividade, é possível levar uma vida profissional de qualidade como músico. Transformando em uma forma de ter renda e acionando várias oportunidades de atuação.
Música, criatividade e formas de trabalho
Como o próprio Eric enfatiza: o músico não tem um cenário de trabalho padrão. O músico também é vendedor.
É preciso vender seu trabalho de uma forma direcionada ao seu público e estar preparado para agir em várias esferas. Seja como professor, representante de marcas, músico da noite, autoridade em assuntos relacionados, consultorias e afins.
Nessa linha é que entra a Criatividade. Colocando-a em prática de uma forma estratégica, você desenvolve uma identidade que te permite direcionar o tipo de trabalho que você quer desenvolver como músico.
Assim, é possível analisar demandas do mercado e utilizá-las para desenvolver novos negócios e ramificações.
O músico é uma empresa, precisa ter planejamento, provisão financeira, reserva,
Precisa buscar e se atualizar constantemente de acordo com o mercado a que está inserido.
Construção de valor
Uma das grandes dificuldades da área musical é mostrar o quanto vale seu trabalho.
Por exemplo, nosso convidado nos lembra que quando você toca e canta, você não é apenas 1 músico atuando, mas 2. Pois está executando duas funções ao mesmo tempo. Essa dinâmica por vezes é difícil de ser percebido por quem contrata.
Portanto, é válido se posicionar e garantir que o público saiba reconhecer tudo que está por trás do seu trabalho, para que assim ele seja valorizado de forma adequada.
Como você mostra o seu trabalho pode ser, inclusive, uma ferramenta de divulgação e geração de valor para outras marcas e terceiros.
Diferenciação pela criatividade
Então, uma das formas de mostrar o seu valor é se diferenciar.
Não é preciso saber sobre tudo, mas saber utilizar as ferramentas e contatos à sua disposição para agregar conhecimentos de profissionais distintos e construir algo em conjunto.
Afinal, como o convidado ressalta: ninguém é concorrente, tem mercado pra todo mundo. O importante é vender a sua verdade, vender uma boa experiência.
Um exemplo é o evento Concepção Guitarra (iniciativa do nosso convidado), onde vários professores são inseridos para falar sobre as suas especialidades e expertises. Abrangendo públicos distintos e conciliando temas que trazem uma cocriação levando a abraçar um público maior.
A co-criação é uma das formas de diferenciação e de ampliação de atuação que também foi abordada no episódio 24 do InsPiradas Podcast.
As dificuldades geram oportunidades
Com a pandemia, Eric se reinventou desenvolvendo novos produtos e adaptando-se a criação e produção de vídeos de reviews em um momento onde seu trabalho foi afetado e não podia fazer shows.
E isso mostra como momentos de limitações podem ser terrenos férteis para novas ideias.
Pensar fora do usual leva a novas ideias e novas possibilidades. Usar o conhecimento de outras áreas, agrega no desenvolvimento de novos produtos e novos caminhos de trabalho dentro da música.
Dessa forma, dentre tantos insights que esse episódio nos trouxe, podemos perceber que quando se começa a entender o panorama geral em relação ao seu trabalho, é possível encontrar diversas formas de atuação e fazer da sua paixão um trabalho rentável e de sucesso.
E para encerrar esse artigo, convido você a ouvir o Eric se virando no quadro se Inspira e se Vira onde ele teve que criar uma música e letra em apenas 2 minutos e na hora.
Você não vai perder essa, vai?